quinta-feira, 23 de setembro de 2010

XIII Fórum do CRAS - Parque Mambucaba

No dia 23/09/2010, participamos do XIII Fórum da Rede Sócio-Assistencial do CRAS do Perequê. Esse fórum ocorre a cada 2 meses, com a presença de representantes do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - Val, Hélder e Fábio, representantes das unidades de ESF, da Defesa Civil, presidentes de associações de moradores, ONGs, entidades religiosas, Conselho Tutelar e demais equipamentos, oficiais ou não, que atuam na rede assistencial.









Dados do Conselho Tutelar mostram que o Parque Mambucaba gera cerca de 30 atendimentos por dia no referido conselho. O 4º Distrito Sanitário, onde nos encontramos, foi a região do Município que teve o maior aumento de casos de gravidez na adolescência. Também possuímos lugar de destaque nas estatísticas sobre violência doméstica. A presença de um CRAS no bairro, por si só, é indicativo de que trata-se de uma área de grande vulnerabilidade social.

Discutiu-se a criação de uma comissão, formada por um representante de cada setor (assistência social, saúde, educação, trabalho, ONGs/Fundações, entidade religiosas), que se reunirá com frequência para diagnosticar, discutir e intervir em conjunto nos problemas da região. Os membros dessa comissão (em parte escolhidos no dentro do fórum) trabalharão dentro do conceito verdadeiro de REDE.

Esse conceito foi exposto e discutido a partir da exibição de um vídeo de Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, do Programa Nacional de Seguranças Pública com Cidadania. Parte desse vídeo pode ser visto no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=fsDfzlFrUZE

O próximo fórum está marcado para o dia 25 de novembro, às 14h, no CRAS Perequê.

2 comentários:

  1. Muito interessante o video. Mas acho que os profissionais de saúde (em especial os cirurgiões-dentistas) que trabalham nas Equipes de Saúde da Família deveriam passar por um proceso de desintoxicação ou tratamento para dependência, antes de serem capacitados em Políticas de Prevenção do Uso Indevido Drogas.
    Porque é no mínimo paradoxal, alguém que faz uso de drogas como maconha e álcool, tentar prevenir que seu paciente use qualquer tipo de droga.
    Pelo menos essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. O uso indevido de álcool e drogas é considerado um problema de saúde pública por estar disseminado por toda população, independente de idade, raça, religião, nível social ou formação profissional.

    Isso quer dizer que esse problema afeta também profissionais da área de saúde, que são igualmente seres humanos e parte da população.

    É uma ingenuidade apontar uma ou outra classe como sendo a mais atingida. Diversos profissionais de saúde - médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos - são tão vítimas deste mal quanto o restante da população. Esse assunto é por demais complexo para ser visto de forma minimalista.

    Uma pena ter sido uma postagem anônima, mas de qualquer forma, agradecemos a sua participação no blog! Seja sempre bem vindo(a)!

    ResponderExcluir