sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Congresso de Clínica Médica

Na semana passada, de 4 a 6 de outubro, o Dr. André participou do VII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro, cujo tema foi: "Medicina Interna a base das especialidades". Neste evento, nosso médico apresentou, na forma de poster, o trabalho científico: CORRELAÇÃO ENTRE RISCO CARDIOVASCULAR E NÍVEL DE HEMOGLOBINA GLICADA EM PACIENTES DIABÉTICOS, feito em nossa unidade.


Veja o resumo do trabalho:

CORRELAÇÃO ENTRE RISCO CARDIOVASCULAR E NÍVEL DE HEMOGLOBINA GLICADA EM PACIENTES DIABÉTICOS
Introdução: A mortalidade dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus (DM) decorre particularmente devido às doenças cardiovasculares. A meta principal do tratamento medicamentoso do DM é manter os níveis plasmáticos de hemoglobina glicada (HbA1C) <7,0%. O Escore de Risco de Framingham (ERF) estima o risco de um indivíduo desenvolver Doença Arterial Coronariana clinicamente manifesta em 10 anos, baseando-se em critérios simples: sexo, idade, colesterol total, colesterol HDL, pressão arterial sistólica, tabagismo e DM.
Objetivos: Correlacionar o risco cardiovascular, através do cálculo do ERF, ao nível de HbA1C de pacientes diabéticos, afim de melhor planejar e direcionar as ações em saúde para esses indivíduos.
Métodos: Estudo observacional, descritivo, transversal aplicando-se o ERF para avaliação do risco cardiovascular e a aferição dos níveis de HbA1C em pacientes diabéticos tipo 2, usuários da Estratégia de Saúde da Família Perequê 6, Angra dos Reis-RJ. Foram selecionados aleatoriamente 35 pacientes com DM, acompanhados no período de maio de 2009 a julho de 2010, cuja idade média foi de 55,6±9,4 anos e com índice de massa corporal médio de 31,0±5,6 Kg/m². Os pacientes foram estratificados em grupos de acordo com o resultado do ERF: <10% Baixo Risco Cardiovascular (BRC), entre 10% e 19% Moderado Risco Cardiovascular (MRC), e ≥20% Alto Risco Cardiovascular (ARC). Foram considerados pacientes com DM bem controlado aqueles que apresentaram níveis de HbA1C <7,0% e com DM mal controlado aqueles com HbA1C ≥7,0%.
Resultados: O ERF médio foi de 15,0±0,1%, sendo que 29% dos pacientes apresentaram BRC, 37% apresentaram MRC e 34% apresentaram ARC. O nível médio de HbA1C foi de 7,8±1,9%, sendo que 34% dos pacientes apresentaram DM bem controlado. Entre os pacientes com ARC 17% apresentaram DM bem controlado. Entre os pacientes com MRC 46% apresentaram DM bem controlado. Entre os pacientes com BRC 60% apresentaram DM mal controlado.
Conclusão: Correlacionando o risco cardiovascular com os níveis de HbA1C, observou-se que a maioria dos pacientes com BRC apresentou DM mal controlado e que alguns pacientes com ARC apresentaram DM bem controlado. Com isso, infere-se que ambas variáveis devem ser levadas em consideração, conjuntamente, no planejamento e direcionamento das ações em saúde voltadas a esses pacientes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário