A iniciativa “Estratégia de Saúde da Família”, do Ministério da Saúde, classificou-se em primeiro lugar no 15° Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Como prêmio, um representante da equipe responsável pela prática inovadora participará de curso técnico no Japão.
A solenidade de premiação, realizada nesta segunda-feira (25), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), também marcou os lançamentos do livro contendo o relato das experiências premiadas em 2010 e da 16ª edição do Concurso Inovação.
Confira a classificação das dez iniciativas premiadas
Leia o resumo de cada ação inovadora
Premiado com uma visita técnica à Alemanha, o segundo lugar ficou com a iniciativa “Agroamigo”, do Banco do Nordeste. O terceiro classificado foi a iniciativa “Gestão de Condicionalidades e Acompanhamento das Famílias do Programa Bolsa Família”, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prêmio é uma visita técnica à França.
Contemplado com o quarto lugar, o Programa Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação, também ganhou curso técnico no Japão. “O Concurso Inovação privilegia a dimensão da gestão, como reformulação de processos ou programas que já existiam na organização ou adoção e adaptações de inovações provenientes de outras organizações para gerar inovação”, ressaltou o presidente da ENAP, Paulo Carvalho, em sua fala inicial.
Para o presidente, a ênfase do prêmio não é no ineditismo nem em mudanças radicais, mas sim nas mudanças incrementais, adaptando o conceito de inovação à realidade do setor público. Outra característica levantada por ele é que o concurso valoriza pequenas inovações.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, gravou um vídeo para os presentes em que destacou a importância do prêmio para o incentivo às inovações na gestão com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.“O Concurso Inovação traz importante contribuição ao identificar exemplos e padrões para a modernização de gestão que resultam em melhores serviços e mais efetividade nas políticas públicas”, afirmou.
Representando a ministra, o secretário executivo adjunto do MP, Valter Correia, destacou ainda que a maioria dos premiados, desde o início do concurso, concentrou-se nas três áreas prioritárias da agenda governamental – atendimento ao cidadão; melhorias de processos de trabalho; e planejamento, gestão e desempenho institucional.
Integrando a mesa de premiação, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, exaltou que cada projeto inscrito tem contribuído para um serviço público mais eficaz e eficiente. O INSS teve pelo terceiro ano consecutivo uma prática inovadora presente entre as dez primeiras colocadas. Nessa edição, a experiência “Aposentadoria em até trinta minutos” ficou em nono lugar.
Vagas em cursos da ENAP foram oferecidas aos classificados da quinta à décima posição e todos os dez vencedores ganharam o Selo Inovação, publicações da Escola e o livro com as ações do 15º Concurso. Além disso, tiveram suas experiências publicadas no Banco de Soluções do Concurso Inovação.
O concurso é uma realização da ENAP, em parceria com o MP, e conta com o apoio da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Desde o seu lançamento, em 1996, o concurso recebeu 1.426 inscrições válidas, e 311 foram premiadas. O objetivo é estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades.
Fonte:
http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=369&Itemid=27
Nenhum comentário:
Postar um comentário