terça-feira, 13 de março de 2012

Quando o "trabalho de formiguinha" dá resultados...

Há cerca de dois anos, desde que retomou o atendimento em nossa unidade, a Cirurgiã-Dentista Carla vem fazendo um importante e cansativo trabalho de educação em saúde.

Todas as terças-feiras, dia reservado às atividades fora do Centro Odontológico, ela realiza consultas de pré-natal e puericultura, e participa de mutirões de pediatria, realizando exames, distribuindo kits de higiene oral, e, principalmente, orientando, um a um, cada criança e responsável.

Os mesmos esclarecimentos e orientações sobre cuidados com a saúde oral são repetidos inúmeras vezes por dia, sendo adaptados e individualizados a cada caso.

Havia uma convicção de que, para a realidade do módulo Perequê 6, melhores resultados seriam alcançados com orientações individuais do que com palestras em grupo. Isso se deve ao fato de não haver, na unidade, espaço e infraestrutura adequados à realização de grupos de educação em saúde. Tais grupos vêm sendo feitos na recepção, onde os usuários facilmente se distraem com o telefone tocando, com a circulação de outros usuários e profissionais, e não fixam sua atenção na discussão em foco.

Os bons resultados dessa orientação individualizada, mais trabalhosa e desgastante, vêm sendo percebidos pela equipe. No último mutirão de pediatria, voltado para crianças até dois anos, apenas duas crianças apresentavam má-higiene oral e cáries.

Curiosamente, as respectivas mães relataram que não fizeram o seu pré-natal nesta unidade, para onde se mudaram há pouco tempo, mas em duas outras unidades do município, nas quais não receberam qualquer atenção odontológica durante o período gestacional e puerperal.

Estes dados, além de servirem de estímulo ao trabalho realizado no módulo, desperta também a seguinte reflexão: para que uma população tenha saúde, não adianta a realização de trabalhos pontuais de um ou outro profissional, em uma ou outra unidade. Pequenos esforços isolados dificilmente mudam as estatísticas. Mas se todos realizarem, cada um em sua área, o seu "trabalho de formiguinha", mesmo com todas as dificuldades, os bons resultados, com certeza, virão em grandes proporções.

Um comentário:

  1. Parabéns Módulo VI pelo seu esforço e dedicação contínua!
    Acredito muito no "trabalho de formiguinha" de cada um, mas acho que "trabalhos pontuais" dos profissionais podem sim ter um reflexo na construção da cidadania, inclusive sendo um despertar para o diálogo entre equipe e comunidade e colaborar com o pensamento reflexivo.
    O importante é NÃO acomodar na "mesmice" pois isso sim é cruel com a evolução humana.
    Beijão pra vocês, parabéns Carlinha!
    Lilian.

    ResponderExcluir